quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Geleia Geral



IMOBILIDADE!
Como a máquina de 300 milhões de dólares emperra a vida politica e  o sonho de renovação de toda uma cidade. Parauapebas encontra-se num ensaio a cegueira do mesmo: Valmir continua por mais  quatro anos, se os agentes políticos continuarem temendo.











Os possíveis candidatos que poderiam estar desafiando o ocupante do Palácio dos Ventos preferem fazer a lição de casa e se valorizarem para ocupar o cargo mais importante nestas eleições municipais. Todos, a exceção de um ou dois, estão na verdade se credenciando para a vaga de vice. Todos querem no máximo serem vice prefeito e estarem próximos a bagatela de mais ou menos 300 milhões de dólares anuais. É  realmente muito dinheiro. Em qualquer lugar do mundo é uma montanha assustadora de dinheiro. Ainda mais em mãos de incautos e caolhos administradores públicos, que gerem recursos de ninguém, na sua calhorda concepção.


Os candidatos que teriam alguma chance frente a máquina, seja por arrancada de pleito federal, seja por histórico local, perderam o folego de forma irreversível. O candidato sempre a frente em todas as pesquisa é na verdade um balão de ensaio. Em quarenta e cinco dias não há como  manter sua hegemonia, simplesmente porque em oito anos de governo ele não tem nada a apresentar em sua defesa. Valmir, apesar de toda a loucura e crimes, fez muito mais. Portanto Darci não vinga, tem seu partido contra si, toda sua bancada na câmara sempre apoiou e apoia Valmir. 

Todos os outros eminentes ou não tem dinheiro ou grupo, ou estão vendo as coisas para ver como fica. Na verdade não temos competidores. O “grupo de oposição” esta muito mais para “grupo de enrolação”. Não tem um discurso, um posicionamento, uma historia ou estratégia. É como um presente para o gabinete que, com muito menos recurso e logística controla todos os seus  possíveis oponentes.


Correto estão Flávio Veras e Chico das Cortinas correndo por fora. Flavio com uma inteligente e estratégica reunião de “boas” pessoas, dificilmente cooptáveis pela máquina de dólares. Chico das Cortinas vencendo o tempo e mantendo um invejável cartel de votos e de pessoas que nem eram nascidas quando fez seu  belo trabalho de prefeito.

O Partido Verde é refém do gabinete. Será que Adelson, com tantos motivos para dar as costas a Valmir, estaria neste conluio miserável? E como fica o  Psol, Marden de um lado e Zezinho do outro, com visões antagônicas de participação e politica?

Seria Dr. Hypólito um paladino, um vampiro as avessas que em vez de estar sendo preparado para o matadouro, desperte e vingue a ação perversa dos seus comparsas?

Seria Marcelo Catalão capaz de sonhar por toda uma sociedade que clama por administração e gestão, com o amparo moral às pessoas  e controle irrestrito da corrupção?


Salada geral. Sai em vantagem o resiliente Valmir da Integral. Com a justiça na sua modorrenta e cega visão e reação a seu favor, esta “oposição” não esta capacitada  para tira-lo de seu posto pelos próximos quatro anos.

Lamentável e terrível para Parauapebas. Vamos assistir, se nada acontecer, mais desvario, mais desvios e crimes escabrosos. Com a turma de Bel Mesquita mandando por ali, veremos o pior de dois infernos: os maléficos e danosos tempos da Bel com os desvairados e criminosos tempos do Valmir. 

A sociedade civil e a cidade não vão resistir. O primeiro refluxo populacional vai se tornar um êxodo as avessas. A cidade ficara vazia, como já esta ficando, com tantos partindo. Não teremos mais respeito as leis administrativas e tampouco referencia jurídica. O caos já instalado por esta gestão, se tornará modelo de desobediência legal. Continuará sendo um salve-se quem puder.

Perdas, perdas. Infelizmente não se tem forças politicas fortes o bastante  para ganhar estas eleições. Historicamente nunca os grupos de fora conseguiram tomar o poder no primeiro mandato. Não será diferente dessa vez. Pior para todos. Lamentável.

Só há um meio de romper este paradigma. Há um só meio de acabar com esta “tendência perversa” de se manter quem tem o cheque nas mãos, mesmo sendo apenas para prevaricar com todos os valores de uma sociedade em retirada. Valmir da Integral pode ser vencido se houver movimentação, aliada a inteligência e estratégia. 


Nunca esquecer de que, quem vota e elege são as massas, o povo incontrolável e simples, pessoas diversas, muito além da internet. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário