terça-feira, 7 de novembro de 2017

E não temos outro meio, será?



E NA TERRA DE NINGUÉM...













 NOAM CHOMSKY tem uma conversa interessante sobre a habilidade dos políticos de todas as espécimes: a tremenda habilidade em criar problemas que demandem soluções próprias. E temos que aplaudir nossos políticos em todas as localidades. O que vemos no silencio das massas famintas e assustadas e nas massas opulentas e tranquilas é uma vitória dessas habilidades políticas. 

A lava jato parida dos conchavos de PSDB consegue rasgar a constituição com suas conduções coercitivas e prisões temporárias, julgamentos midiáticos e perdão espetacular das sentenças proferidas por um juiz redentor.  A prisão de empresários luminares acusados de corrupção e a liberdade e acomodação dos políticos corrompidos é gritante da falsa moralidade de uma sociedade “naturalmente corrupta”. 

É encantador.

E vai mais, derrubando uma presidente aguerrida, ignorando seus milhões e milhões de votos, inocente, coloca-se no seu lugar um fantoche e o mesmo é salvo de duas graves denúncias, ambas com provas de seus crimes. Vai entender esse pais! Sem entender as lições de Noam Chomsky não dá. Talvez e justamente por isso vemos tanta besteira nos “grupos sociais”, que para mim grito em coro com o iluminado Zygmunt Bauman e sua Moralidade Líquida: rede de otários, dos que gostam de ouvir os mesmos, dos que falam por si.

Distante da realidade que vivemos e sentimos. Onde as massas vivem, comem e se reproduzem. Vivemos numa cidade que se torna a cada dia um deserto e não se vê movimento de redenção. Ao máximo, uma pressão sobre o prefeito, algumas reuniões e pronto, nada mais.

Nosso cenário local é de políticos dominando a superestrutura logico e estrutural da sociedade. Dessa forma não temos saída, tudo ficará preso para sempre na armadilha dos problemas criados justo no tamanho da capacidade deles de solução. E não tem solução para nada a não ser levar tudo o que podem para suas tocas. Precisamos como empresários criar o contraponto ou o contrassenso e não corromper, mas ditar o conteúdo que nos interessa e a sociedade.

O silencio atual e a contrapressão são resultados da manipulação emocional que a sociedade sofre dos políticos. Manipulam o emocional social através da corrupção, o egoísmo exacerbado, a falsa insegurança e da construção de problemas do tamanho de sua compreensão. 

Então, vivemos o que merecemos viver? A comercialização dos votos e o natural abandono do eleitor são partes do mesmo problema. Eleitor corrupto gera políticos corruptos e imediatistas. Um dos maiores entraves ao desenvolvimento sustentável das cidades é a falta de uma base legal resultada do debate e da coragem de estabelecer pontos de ruptura. Temos lideranças perdidas, resultadas da manipulação criminosa da “democracia” e do “voto”.

Para que serve uma câmara de vereadores e eleições? Para que serve as lições de Rousseau, a revolução francesa e os ideais de participação da carta americana? Para que servimos nós povo brasileiro?



E sempre penso em gaia, em campos verdes e floridos, em campos arados e no céu azul. E mais vezes ainda, para aplacar a incompreensão, penso na imensidão do cosmo, na comunhão além do tempo. Mas penso... Mas as vezes penso em chuva de sal, outras no calor do inferno e noutras ainda a forca, o esquartejamento ou a morte lenta da dama de ferro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário