quinta-feira, 11 de maio de 2017

NUNCA SE CONCLUIU UMA CPI



COMO SAIR DA CPI DO CALOTE




Causou-nos enorme estranhamento a já desgastada Câmara Municipal de Parauapebas iniciar seriamente os trabalhos para analisar os calotes perpetrados pelas empresas que trabalham e trabalharam para a VALE em Parauapebas, tempos atrás.

É triste perceber o que a democracia faz, em nos obrigar a eleger e pagar polpudos salários a um bando de sem noção. Como e pra que essa CPI pela qual pagamos alto? Vingança pessoal? Chantagem empresarial? Fico me perguntando onde estão os assessores desses malucos, seus consultores, procuradores, contadores, analistas de imagem, pessoas próximas. Precisam evitar cometer tanto contra suas imagens.

A começar que sem muita matemática e economia, não se chega a tal dívida. O montante dos contratos e documentos, sem as empresas “caloteadas” é impossível e ainda, quase todas essas empresas receberam por seus trabalhos e não pagaram. Ai sim, temos um viés técnico para propor um acordo extrajudicial, com base na gestão do acordo social da empresa com as comunidades. Jamais mobilizar vereadores, tempo e recursos para uma CPI pública.

Calculamos as series históricas do tal calote.  Não é só e simplesmente deixar de pagar, é criar condições para não fazer o pagamento acordado. É aplicar recorrentes e infundadas multas com altos valores. É não permitir que as empresas realizem ganhos nas operações com a VALE. É sutil, é estratégico, é gestão perversa. Disso os vereadores não quiseram ouvir falar. Publiquei aqui http://camarapebas.blogspot.com.br/2017/03/as-perdas-infligidas-pela-ignorancia.html COMO a VALE consegue o tremendo resultado não operacional, seccionando contratos e ganhando mais-valia nas diversas etapas de recontratação para o mesmo serviço. Compara-se os ganhos da recontratação e o tempo com as taxas de juros que mesmo ela sendo gigantesca e tendo o caixa das Bolsas de Valores, consegue amealhar.

Não é papo para vereadores. É conversa em economês de alto nível, não político e sem a visibilidade gratuita. É matemática bruta.  Não nos perguntaram, tentamos falar, enviamos links, nada. Essa divisão em grupos dos que estão dentro e os que estão fora é duro nesta mata selvagem. Preferem que todos percam.

A VALE como potência econômica global e em dia com sua parte – pagamento regular dos encargos, tributos e impostos a que se é obrigada pela legislação, nem deveria ter se apresentado, mostrando seu desprezo por oportunistas de todo naipe. Tem provas que pagou e tem contrato. A legislação não permite sua fiscalização ou ingerência nas empresas que subcontrata, apesar de que isso seria uma conquista social.

A CPI DO CALOTE cumpriu seu papel: deu mais poder de descrédito à VALE. Sua enorme responsabilidade social e econômica, sua inserção real nas paragens onde explora sua riqueza, graças a ambição pessoal de alguns vereadores, terá mais dificuldade em ser atendido seu cumprimento e participação.

Insisto, não se mata a galinha de ovos de ouro. É nossa maior e praticamente única parceira e precisamos nos mostrar capazes de merecer essa parceria. A VALE precisa ser tratada na sua grandeza e no seu nível. 

Estamos aqui para apoiar nossa cidade e seus políticos, que ainda são nossos líderes legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário